12/30/2007

Concurso de postais de Natal

Dinamizados pela professora de Língua Inglesa Judite Catarino os alunos do 2º ciclo participam no concurso sobre postais de Natal, a decorrer de 10 a 14 de Dezembro.

Concurso "Lê um livro de Natal!"




A BE/CRE, para incentivar a leitura de livros de histórias sobre o Natal, promoveu, entre 2 e 14 de Dezembro, um concurso de fichas de leitura natalícias. Pelos trabalhos recebidos, a todos agrademos...

1º Prémio: Adriana Ferreira Ribeiro
2º Prémio: Mariana Severino Fernandes
3º Prémio: Andrea Antunes Costa
Prémios de Participação (Educação Especial):
Igor Gomes e Ricardo Costa

Concurso trimestral de fichas de leitura





Em colaboração com o departamento de Língua Portuguesa, 2º ciclo, a BE/CRE promove um concurso trimestral de fichas de leitura, com prémios por turma/ano para as três fichas de leitura melhor elaboradas.

Sessão sobre a Batalha do Vimeiro - 5º ano




Finalizando a “maratona” das sessões relativas à batalha do Vimeiro, o professor Eduardo Jorge, teve como público-alvo, desta vez, os alunos do 5º ano.A concentração e o entusiasmo mantiveram-se, sendo colocadas muitas questões.

Concurso Reinventa a fábula A Raposa e a Cegonha



A BE/CRE promove, entre 2 e 14 de Novembro, o concurso reinventa a fábula d’ “A Raposa e a Cegonha”.
Pretende-se estimular a leitura e a escrita deste género literário: a fábula.
Este destina-se aos alunos do 4º ano e do 2º ciclo.

Comemoração da Declaração dos Direitos Humanos



Para divulgar a Declaração dos Direitos Humanos e comemorar a efeméride, a BE/CRE promove, entre 2 e 14 de Dezembro, concursos dirigidos aos alunos do 2º e 3º ciclos.
Aos alunos do 2º ciclo pede-se que seleccionem um artigo que considerem importante, o ilustrem e façam um comentário.
Os alunos do 3º ciclo inventam um artigo que pensem ser importante acrescentar à Declaração dos Direitos do Homem, apresentando uma justificação.

Palestra sobre a Batalha do Vimeiro - 4º ano





A BE/CRE dá continuidade à divulgação da Batalha do Vimeiro, integrada nas comemorações dos duzentos anos deste acontecimento da história local. Os alunos do 4º ano das escolas do 1º ciclo do Agrupamento tiveram uma aprazível e esclarecedora sessão, no dia 31 deste mês, dinamizados pelo professor Eduardo Jorge.

Angariação de fundos monetários


Queremos que o gosto pela leitura floresça! Achamos que os livros nunca são demais!

Nos dias 20 a 23 de Novembro os alunos, professores e funcionários tentarão a sua sorte na quermesse por nós organizada.
Esta actividade visa conseguir dinheiro para aumentar o fundo documental da BE/CRE.

Halloween


Os alunos da professora Judite Catarino fizeram bonitos postais sobre a efeméride.
A equipa da BE/CRE organizou a exposição.Os alunos escolheram o postal preferido e houve prémios para os três mais votados

Dia Mundial da Alimentação


No dia 16 de Novembro comemora-se o Dia Mundial da Alimentação.
A equipa pedagógica da BE/CRE assinalou a data, associando-se a professores dos departamentos de Ciências Naturais e de Língua Portuguesa, através da montagem de exposições: no espaço da BE/CRE e no átrio.

12/29/2007

Sessão sobre a Batalha do Vimeiro - 6º ano

No dia 8 de Novembro, entre as 8.30h e as 10.00h, na sala 14, decorreu uma palestra sobre a primeira Invasão Francesa, nomeadamente a Batalha do Vimeiro, dinamizada pelo professor Eduardo Jorge, do grupo de Educação Física da nossa escola.
O professor Eduardo Jorge mora no Vimeiro e, por isso, sempre teve muita curiosidade sobre os acontecimentos relacionados com esta Batalha.
Todos os alunos demonstraram muito interesse sobre o relato deste acontecimento histórico. Foram projectadas imagens sobre uma reconstituição da 1ª Invasão Francesa.

Curiosidade:
O exército português era muito desorganizado e não tinha fardas.
Solicitámos a ajuda dos Ingleses, os principais opositores dos Franceses.
Nas 1ª Invasão os Franceses foram pela 1ª vez derrotados nas batalhas da Roliça (Óbidos) e Vimeiro (Lourinhã).

Este ano comemora-se no concelho o bicentenário da batalha do Vimeiro (21 de Agosto).

Alexandra e Mariana, 6º B
(adaptado)

Comemoração do Dia das Bibliotecas Escolares - 22 de Outubro

Quem não gosta de ouvir uma história bem contada?

Nesse sentido convidámos o contador de histórias tradicionais orais, António Fontinha, que cativou a sua plateia em duas sessões distintas:
- uma para os alunos do 5º ano;
- outra para os alunos do 4º ano das escolas do Agrupamento.
Não só as histórias foram entusiasticamente ouvidas, como as sessões de advinhas muito participadas.

Livro de Inventar


No 3º período do ano lectivo passado decorreu o concurso “O Meu Livro de Inventar”, destinado aos alunos do 4º ano e do 2º ciclo das escolas do Agrupamento.
Pretendia-se incentivar a escrita criativa, através da observação de uma imagem. Em 10 de Outubro deste ano lectivo procedeu-se à afixação dos trabalhos vencedores e à entrega de prémios.

Entrega de alimentos para cão na JAVA




A actividade relativa à comemoração do Dia do Animal finalizou com a entrega de alimentos na associação JAVA, da Lourinhã. Aí, alunos do 6º A encantaram-se com estes amigos especiais de quatro patas, os cachorros.

Comemoração do Dia do Animal

Comemora-se o Dia do Animal em 4 de Outubro.
Nós assinalámos a efeméride promovendo uma campanha de angariação de alimentos para cão, a ser entregue na associação JAVA da Lourinhã.
Os alunos do 2º ciclo deliciaram-nos com diversos desenhos de animais, realizados nas aulas de Educação Visual.

12/12/2007

Dia Mundial da Água e da Música

No dia 1 de Outubro, para comemorar as efemérides relacionados com este dia, a BE/CRE promoveu uma exposição de trabalhos sobre a água e apresentou, em colaboração com o departamento de Educação Musical, uma exposição de instrumentos musicais acompanhado de um passatempo dirigido aos alunos do 4º ano e do 2º ciclo.




À descoberta da biblioteca...

No dia 21 de Setembro, a biblioteca desenvolveu um conjunto de passatempos para os alunos dos 4º, 5º e 6º anos o tema " À descoberta da Biblioteca".


Os alunos foram assim de uma forma dinâmica e interactiva conhecendo os diferentes espaços da biblioteca.