2/13/2009

Dia dos Namorados

A origem do dia de S. Valentim, ou mais popularmente conhecido como Dia dos namorados, está envolta em mistério, pois são variadas as lendas em seu redor. O dia de São Valentim é fruto da mistura entre tradições pagãs e da religião católica.

O dia 14 de Fevereiro era, na antiga Roma, um feriado dedicado a Juno, a rainha dos deuses romanos, também conhecida pela deusa das mulheres e dos casamentos. Outra origem provável para o dia dos namorados é o festival dedicado a Fauno (Pã entre os gregos), divindade que velava pela fertilidade dos campos e pela fecundidade dos rebanhos, e que se celebrava a 15 de Fevereiro.
Havia um padre que viveu em Roma, no século III da Era Cristã chamado Valentim. Nessa altura, o Imperador Cláudio II enfrentava grandes dificuldades na recruta de novos soldados para as suas legiões e acreditava que os melhores soldados eram os solteiros. Então, resolveu cancelar todos os noivados e proibir todos os casamentos em Roma. Valentim, que considerava essa medida uma injustiça, continuou a celebrar clandestinamente casamentos de jovens. Quando soube das acções do padre, Cláudio ordenou a sua execução.
Seja como for, neste dia lembre-se de um amigo e escreva-lhe ou ofereça-lhe um livro muito especial para si.
Entretanto a BECRE tem o prazer de o convidar a uma visita à Biblioteca onde expõe cartas e postais elaborados e ilustrados pelos alunos desta escola.
_________________________________________________
São Valentim

Dá-me a tua mão,
aceita o que tenho para oferecer.
Dou-te o meu coração
e uma alegria para viver.
A tua voz é doce melodia,
acho que sem ela eu não passaria deste dia.
Por isso, promete-me que nunca deixarás de me falar
mesmo que um dia me deixes de amar.
Gosto de tanto em ti!
Ainda me lembro da primeira vez que te vi.
Estavas linda, linda e sorridente.
Olhaste para mim,
e apercebi-me que haveria amor para sempre.

Nuno Gomes, 5º B, nº 14

Sem comentários: