2/27/2009

Semana da Leitura - de 2 de Março a 6 de Março



Nunca é demais promover as actividades que nos consciencializem para a importância da leitura no desenvolvimento intelectual do individuo humano.




É neste sentido que a BECRE, apresenta um conjunto de actividades inserida na "Semana da Leitura" que decorrerá de 2 de Março a 6 de Março, na biblioteca da tua escola.




Trata-se de uma uma iniciativa integrada no programa LER+ onde se apresenta o "Livro de inventar" para os alunos do 4º ano, o passatempo das dez adivinhas "Qual é coisa qual é ela?" para os alunos de 2º ciclo e o "Filme Príncipe Caspian" para o 3º ciclo.






Participa na fabulosa aventura da "SEMANA DA LEITURA"... deixa-te envolver neste mundo mágico de inventar histórias, de adivinhar para além do imaginável e desfruta de um belo filme intervindo na sua interpretação.





Sarah

O meu nome é Sarah.
Tenho dez anos.
Os meus olhos estão sempre alegres,
sinto felicidade no meu coração.






Sinto-me alegre:
quando o meu pai chega a casa,
quando o meu irmão chega a casa,
quando a família está toda junta.





Sinto-me triste quando vejo:
uma criança maltratada,
crianças com frio e fome.





Sou pequena, nada posso fazer,
Para estas coisas mudar.
Tudo isto me faz entristecer,
até me dá vontade de chorar
.


Sarah Cipriano,
5º B



Livro Audio

A Lenda de Despereaux: criando um livro que...fala!! Giríssimo!! Experimentem:




Para visitar este Video Audio basta clicar no filme ... e delicie-se deixando-se envolver num magnifico filme.
Relaxe-se e desfrute!
Aceite o nosso convite.
Verá que valeu a pena!


2/13/2009

A origem da palavra CARNAVAL

Pensa-se que a palavra Carnaval vem da expressão latina Carrum Novalis, com que os Romanos abriam as suas celebrações, ou de carnem levare, que significa abstinência de carne e coincide com o facto do Carnaval ser a última festa do início da Quaresma.
A origem desta festividade remonta a tempos distantes, ligando-se aos rituais do final do Inverno que serviam para estimular a fecundidade da Natureza e provocar o regresso do Sol. É também possível encontrar semelhanças com certas festas romanas dedicadas aos divertimentos populares que se celebravam nesta estação.
As máscaras e os excessos próprios da época serviam para expulsar os espíritos malfazejos e a execução dum boneco recordava os sacrifícios primitivos em que se imolava um animal.


A BE/CRE expõe no átrio um conjunto de máscaras cada uma das quais guarda a sua história de folias de tempos idos...


Dia dos Namorados

A origem do dia de S. Valentim, ou mais popularmente conhecido como Dia dos namorados, está envolta em mistério, pois são variadas as lendas em seu redor. O dia de São Valentim é fruto da mistura entre tradições pagãs e da religião católica.

O dia 14 de Fevereiro era, na antiga Roma, um feriado dedicado a Juno, a rainha dos deuses romanos, também conhecida pela deusa das mulheres e dos casamentos. Outra origem provável para o dia dos namorados é o festival dedicado a Fauno (Pã entre os gregos), divindade que velava pela fertilidade dos campos e pela fecundidade dos rebanhos, e que se celebrava a 15 de Fevereiro.
Havia um padre que viveu em Roma, no século III da Era Cristã chamado Valentim. Nessa altura, o Imperador Cláudio II enfrentava grandes dificuldades na recruta de novos soldados para as suas legiões e acreditava que os melhores soldados eram os solteiros. Então, resolveu cancelar todos os noivados e proibir todos os casamentos em Roma. Valentim, que considerava essa medida uma injustiça, continuou a celebrar clandestinamente casamentos de jovens. Quando soube das acções do padre, Cláudio ordenou a sua execução.
Seja como for, neste dia lembre-se de um amigo e escreva-lhe ou ofereça-lhe um livro muito especial para si.
Entretanto a BECRE tem o prazer de o convidar a uma visita à Biblioteca onde expõe cartas e postais elaborados e ilustrados pelos alunos desta escola.
_________________________________________________
São Valentim

Dá-me a tua mão,
aceita o que tenho para oferecer.
Dou-te o meu coração
e uma alegria para viver.
A tua voz é doce melodia,
acho que sem ela eu não passaria deste dia.
Por isso, promete-me que nunca deixarás de me falar
mesmo que um dia me deixes de amar.
Gosto de tanto em ti!
Ainda me lembro da primeira vez que te vi.
Estavas linda, linda e sorridente.
Olhaste para mim,
e apercebi-me que haveria amor para sempre.

Nuno Gomes, 5º B, nº 14

2/06/2009

GIGGLE TWEENS

Apresentamos aquí a capa de uma interessante revista para jovens on-line "Giglle Tweens".

Trata-se de uma revista digital que aborda muitos temas interessantes para a tua idade: moda, música, desporto, ideias e passatempos loucos. Vem conhecer as actualidades para a tua idade!
Para isso basta clicar sobre a capa aquí publicada.

Muda de atitude,
que ainda te encontras na juventude!

Leia e explore a revista!